Quem me conhece sabe que sou apaixonada por abacaxi! E não é só porque abacaxi está na moda não. Abacaxi sempre foi a minha fruta favorita, uma das poucas que eu como com frequência mesmo. Tanto que, quando eu morava com minha mãe ainda, ela sempre fazia alguma sobremesa com abacaxi nas comemorações de final de ano para mim. Algo quase sagrado, sabe?
Me sinto conflitada com toda essa moda de abacaxi que está tendo ultimamente. Por um lado é maravilhoso, porque consigo facilmente comprar roupas com estampas de abacaxi, e utensílios de cozinha super fofos no formato de abacaxizinhos, e decorações para casa… um universo de abacaxis para completar ainda mais minha paixão. Já por outro lado, fico triste. Sinto que essa paixão, que era exclusivamente minha e dos abacaxis, virou coisa de “qualquer um”. Agora todo mundo tem alguma coisinha de abacaxi em casa, só porque é fofinho. Mas se você oferecer uma bandeja cheia de frutas para ela, não acho que ela vai escolher pegar o abacaxi. As pessoas preferem as frutas mais docinhas, mais fáceis de comer, um morango, uma uva… e não o abacaxi. A única pessoa que pegaria o abacaxi sem pensar duas vezes, sem ligar para as aftas que irão surgir depois por causa da acidez, que não ligaria de ter que descascar todo aquele abacaxi seria eu, por causa dessa louca paixão que tenho por abacaxis. Ok ok, talvez eu não seja a única, única, mas um draminha só não tem problema né?
Enfim, graças a esta minha paixão por abacaxis, sempre estou testando receitas novas com a fruta. Então, esses dias resolvi que queria fazer o famoso bolo invertido de abacaxi. Eu já havia feito esse bolo antes, uma única vez, mas na época fiz a versão em cupcake da receita, e usei como base a minha massa básica de baunilha para cupcakes (que já ensinei aqui no blog). Eles ficaram uma delícia! Mas dessa vez eu queria algo a mais. Não queria apenas uma massa de baunilha com o abacaxi caramelizado em cima. Queria um bolo inteiramente de abacaxi, ou seja, com a massa saborizada com abacaxi também.
Por isso resolvi ir atrás de receitas de massa simples de abacaxi, pensando que seria simples. E devo dizer, não foi fácil não. Sofri muito para achar receitas parecidas com o que eu queria, e mesmo assim nenhuma era o que eu procurava. A mais próxima que eu achei utilizava suco concentrado de abacaxi, o que seria uma opção se eu não fosse tão chata e quisesse utilizar o suco do próprio abacaxi, sem ter nada industrializado. Resolvi então que teria que criar e adaptar minha própria receita.
Peguei minha receita base, fiz algumas adaptações, tive algumas ideias de como pegar o suco da fruta da maneira mais proveitosa possível, e estava bem confiante de que tudo daria certo. Fui para a cozinha, super animada e confiante, fiz meu caramelo, deu tudo certo. Fiz minha massa e, por mais que ela tivesse meio molinha, parecia ok. E o gosto do abacaxi estava presente nela crua, o que já era um bom sinal. Coloquei o bolo para assar super feliz, pensando que acertaria tudo de primeira, nem estava preocupada mais. Mas não previ que a minha forma de fundo falso ia fazer todo o caramelo escorrer no meu forno. Na metade do processo, minha cozinha inteira estava cheirando a caramelo queimado. Comecei a preocupar, mas mantive a confiança. Deixei o bolo terminar de assar e coloquei na cabeça que não teria problemas, que o bolo teria menos caramelo, mas ainda daria certo. Quando desenformei, era um desastre que só. Os abacaxis do topo estavam meio secos, meio cozidos. As cerejas simplesmente desapareceram. A massa ficou com uma consistência fofinha enquanto estava quente, porém conforme foi esfriando começou a endurecer e ficar algo esfarelento e estranho. Sem contar que a coloração estava levemente esverdeada.
Não sei ao certo se o problema do primeiro teste foi só a forma errada que eu utilizei, mas acho que não. Não acho que só a forma errada iria influenciar tanto no resultado final da massa. De qualquer modo, não me desanimei nem me dei por vencida. Estudei mais um pouquinho no mesmo dia a noite, e no outro dia fui cedinho no mercado comprar um abacaxi novinho para testar a receita de novo. Para garantir que não teria mais problemas com o caramelo também, peguei uma forma emprestada da minha mãe, sem ser de fundo falso. Agora todo o sucesso da receita dependia apenas da massa.
Fiz algumas modificações na massa, agora a textura dela antes de assar estava mais firminha, não tão líquida quanto a primeira. Mas, com medo de perder tudo de volta, resolvi assar só um pouquinho da massa numa forminha de cupcake e ver se ia ficar boa, antes de colocar toda a massa sobre os meus abacaxis caramelizados e perder tudo. Foram 12 minutos muito difíceis. Fiquei mais da metade desse tempo observando o forno e torcendo para a massa crescer e dar certo. E, quando tirei ela do forno, ela estava perfeitinha. Coloração certa, cheirinho bom, fofinha do jeito que uma boa massa de bolo tem que ser! Eu fiquei que era só felicidade. Coloquei o bolo para assar, sabendo que agora não tinha porque dar errado.
E, felizmente, tudo deu certinho e ele ficou perfeitinho, do jeito que eu imaginava! Claro que foi uma grande tensão na hora de desenformar. Vai que tá tudo grudado no fundo, vai que a massa na versão grande não deu certo, vai que queimou tudo, vai que o caramelo desapareceu… muitas possibilidades passavam pela minha cabeça. Mas, quando retirei a forma e vi o bolo lindo, perfeito, super caramelizado na minha frente, toda a tensão foi embora. Tirei todas as fotos com um sorriso bobo no rosto, por ter sucedido. Não só o bolo que eu estava morrendo de vontade de comer estava ali na minha frente, quentinho, me esperando. Mas uma receita 100% minha tinha acabado de ser criada. Minhas técnicas, minhas ideias, minha paizão louca por abacaxis resultou num filhinho lindo e delicioso!
Bolo Invertido de Abacaxi
- Numa panela, coloque o açúcar para derreter. Não misture o caramelo, a não ser com pequenas balançadas na panela.
- Quando todo o açúcar tiver derretido, retire a panela do fogo, e acrescente a água quente na mistura.
- O caramelo soltará bastante vapor e irá começar a ferver.
- Volte com a mistura ao fogo e misture sem parar até que todas as pedrinhas de açúcar tenham derretido.
- Caso veja que o caramelo está começando a ficar muito escuro e nem todas as pedrinhas derreteram, você pode retirar seu caramelo do fogo, e apenas tirar as pedrinhas de açúcar da mistura com uma colher antes de utilizar.
- Primeiro de tudo, escolha a forma para o seu bolo. Use de preferência uma forma de alumínio grande. Não utilize forma de fundo falso, ou sua receita pode dar errado! Como iremos desenformar essa receita, é importante também ter certeza que você terá um prato com bordas para fazer esse processo.
- Unte a forma com manteiga e despeje sua calda de caramelo ainda quente na forma. Reserve.
- Descasque seu abacaxi, mas não jogue as cascas fora. Coloque-as numa chaleira e reserve para a massa.
- Pique seu abacaxi em rodelas de 1cm de espessura, aproximadamente.
- Retire o miolo de todas as rodelas, e depois disso disponha-as dentro da sua forma caramelizada. Importante: esse será o topo do seu bolo, estão tente dispor as fatias de forma uniforme e organizada (foto no post como exemplo).
- Caso sobre rodelas de abacaxi, deixe reservado.
- Depois disso, preencha o centro de cada rodela com meia cereja marrasquino.
- A montagem inicial estará pronta, deixe-a separada ao lado enquanto prepara a massa.
- Primeiro de tudo, coloque todas as cascas do abacaxi numa chaleira, preencha-a com água e leve para ferver.
- Assim que ferver, retire a mistura do fogo e coe a água. Reserve.
- Num processador ou liquidificador, bate as cascas do abacaxi cozidas + a polpa do abacaxi, caso tenha sobrado. Misture tudo muito bem até que tudo esteja bem processado.
- Coe esta mistura retirando todo o líquido possível dela. No total precisamos de 1 xícara do suco de abacaxi. Caso este líquido não complete uma xícara, você pode preencher com a água do cozimento das cascas até atingir 1 xícara. Reserve.
- Numa vasilha, coloque os seus ovos e misture levemente apenas para quebrar as gemas.
- Adicione o açúcar peneirado até que fique homogêneo.
- Acrescente o óleo, e misture novamente até que toda a mistura esteja homogênea.
- Adicione o suco de abacaxi e misture novamente. A massa ficará com uma consistência bem líquida.
- Depois disso, acrescente a farinha aos poucos, para que não sobre nenhum gruminho de farinha na mistura.
- Assim que estiver bem homogêneo, acrescente o fermento e o sal.
- Misture até que os últimos ingredientes sejam incorporados na massa.
- Despeje a massa na sua forma, por cima dos abacaxis.
- Leve para assar em forno pré aquecido a 180° por, aproximadamente, 45 minutos. Ou até que, ao fazer o teste do palito, o mesmo saia limpo.
- Retire o bolo do forno e vire-o no prato para desenforme, com ele ainda quente. Mas não retire a forma ainda.
- Deixe o bolo assim, de ponta cabeça, com a forma no lugar, por pelo menos um minutinho, para que toda a calda seja incorporada no bolo.
- Depois disso, é só retirar a forma e saborear esse lindo e delicioso bolo. Recomendo comer ainda quentinho, fica uma delícia!
Ingredients
Directions
- Numa panela, coloque o açúcar para derreter. Não misture o caramelo, a não ser com pequenas balançadas na panela.
- Quando todo o açúcar tiver derretido, retire a panela do fogo, e acrescente a água quente na mistura.
- O caramelo soltará bastante vapor e irá começar a ferver.
- Volte com a mistura ao fogo e misture sem parar até que todas as pedrinhas de açúcar tenham derretido.
- Caso veja que o caramelo está começando a ficar muito escuro e nem todas as pedrinhas derreteram, você pode retirar seu caramelo do fogo, e apenas tirar as pedrinhas de açúcar da mistura com uma colher antes de utilizar.
- Primeiro de tudo, escolha a forma para o seu bolo. Use de preferência uma forma de alumínio grande. Não utilize forma de fundo falso, ou sua receita pode dar errado! Como iremos desenformar essa receita, é importante também ter certeza que você terá um prato com bordas para fazer esse processo.
- Unte a forma com manteiga e despeje sua calda de caramelo ainda quente na forma. Reserve.
- Descasque seu abacaxi, mas não jogue as cascas fora. Coloque-as numa chaleira e reserve para a massa.
- Pique seu abacaxi em rodelas de 1cm de espessura, aproximadamente.
- Retire o miolo de todas as rodelas, e depois disso disponha-as dentro da sua forma caramelizada. Importante: esse será o topo do seu bolo, estão tente dispor as fatias de forma uniforme e organizada (foto no post como exemplo).
- Caso sobre rodelas de abacaxi, deixe reservado.
- Depois disso, preencha o centro de cada rodela com meia cereja marrasquino.
- A montagem inicial estará pronta, deixe-a separada ao lado enquanto prepara a massa.
- Primeiro de tudo, coloque todas as cascas do abacaxi numa chaleira, preencha-a com água e leve para ferver.
- Assim que ferver, retire a mistura do fogo e coe a água. Reserve.
- Num processador ou liquidificador, bate as cascas do abacaxi cozidas + a polpa do abacaxi, caso tenha sobrado. Misture tudo muito bem até que tudo esteja bem processado.
- Coe esta mistura retirando todo o líquido possível dela. No total precisamos de 1 xícara do suco de abacaxi. Caso este líquido não complete uma xícara, você pode preencher com a água do cozimento das cascas até atingir 1 xícara. Reserve.
- Numa vasilha, coloque os seus ovos e misture levemente apenas para quebrar as gemas.
- Adicione o açúcar peneirado até que fique homogêneo.
- Acrescente o óleo, e misture novamente até que toda a mistura esteja homogênea.
- Adicione o suco de abacaxi e misture novamente. A massa ficará com uma consistência bem líquida.
- Depois disso, acrescente a farinha aos poucos, para que não sobre nenhum gruminho de farinha na mistura.
- Assim que estiver bem homogêneo, acrescente o fermento e o sal.
- Misture até que os últimos ingredientes sejam incorporados na massa.
- Despeje a massa na sua forma, por cima dos abacaxis.
- Leve para assar em forno pré aquecido a 180° por, aproximadamente, 45 minutos. Ou até que, ao fazer o teste do palito, o mesmo saia limpo.
- Retire o bolo do forno e vire-o no prato para desenforme, com ele ainda quente. Mas não retire a forma ainda.
- Deixe o bolo assim, de ponta cabeça, com a forma no lugar, por pelo menos um minutinho, para que toda a calda seja incorporada no bolo.
- Depois disso, é só retirar a forma e saborear esse lindo e delicioso bolo. Recomendo comer ainda quentinho, fica uma delícia!
O bolo ficou fofinho, caramelizado na medida certa, com uma leve acidez do abacaxi. Simplesmente perfeito! Exatamente o que eu queria! Tem alguns pequenos truques no preparo da receita, mas tentei explicar tudo bem bonitinho aqui, e no vídeo também. Mas caso tenham qualquer dúvida ainda é só perguntar, que ficarei muito feliz em responder todos vocês!