- Bata as claras em neve e reserve.
- Numa vasilha, peneire a farinha, o amido, o cacau e o sal, e misture bem. Reserve.
- Num copo alto, misture levemente o leite com o suco de limão e reserve também.
- Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até que tudo esteja bem incorporado e numa consistência de areia.
- Acrescente os demais ingredientes, nesta ordem, misturando aos poucos até que a massa fique homogênea: óleo, gemas, essência de baunilha e corante preto.
- Nesse momento, o seu leite deve estar com uma textura semi-talhada. Com pequenos grumos. O buttermilk está pronto.
- Adicione, alternadamente, os secos e o buttermilk na massa, em três partes.
- Assim que tudo estiver bem homogêneo, acrescente as claras em neve. Importante misturar as claras com uma espátula, bem suavemente, para garantir que elas não irão perder a textura da neve.
- Depois disso, coloque o vinagre numa colher, despeje o bicarbonato por cima do vinagre, e enquanto a mistura estiver fermentando, acrescente-a na massa. IMPORTANTE: Esse passo tem que ser feito bem rápido! O bicarbonato tem que ser incorporado na massa enquanto está sendo ativo, para garantir que tudo dará certo com a massa.
- Por último, acrescente o fermento e misture bem.
- Separe a massa em 4 formas de 20cm de diâmetro e asse cada uma durante 12 à 15 minutos, no forno pré aquecido a 180°C.
- Se for assar a massa toda de uma vez, deve levar em torno de 45 - 60 minutos para assar. Para garantir, faça sempre o teste do palito.
- Depois de assada, desenforme as massas e deixe que elas descansem e esfriem completamente antes de utilizar na montagem do bolo.
- Numa tigela, misture as gemas peneiradas, o ovo, o açúcar e o suco de limão.
- Bata tudo muito bem até que tudo esteja bem homogêneo.
- Transfira a mistura para uma panela e leve para cozinhar, mexendo sempre.
- Depois que o creme começar a ferver, deixe que cozinhe por mais 3 a 5 minutos.
- Desligue o fogo, e acrescente a manteiga em colheradas, misturando bem após cada colherada para que toda a manteiga seja muito bem incorporada.
- Coloque a mistura numa vasilha, cubra com papel filme encostando no creme, e deixe gelar de um dia para o outro.
- Retire o creme da geladeira, e acrescente a nata batida em ponto de chantilly mole (ao despejar o chantilly com uma colher, ele cai em fitas).
- IMPORTANTE: esse creme fica bem azedinho, caso queira algo menos azedo, você pode aumentar a quantidade de açúcar, ou então diminuir a quantidade de suco de limão.
- Primeiro de tudo, coloque a gelatina para hidratar, despejando aos poucos a gelatina na água. Reserve.
- Derreta o chocolate branco e tinja-o com o corante um tom mais escuro do desejado. Reserve.
- Em uma vasilha, junte as gemas com o açúcar e bata bem até branquear as gemas. Isso significa que a cor das gemas estará num amarelo bem clarinho, e elas terão dobrado de volume.
- Coloque o leite para ferver em uma panela.
- Assim que o leite começar a ferver, verta-o sobre as gemas, mexendo sempre, até que tudo fique bem homogêneo.
- Volte esta mistura para a panela e deixe ferver até alcançar o ponto napê, mexendo sempre. Para verificar o ponto, mergulhe a espátula no creme e passe o dedo no meio da espátula, formando um caminho no meio creme. Se o creme não voltar a preencher este caminho, o ponto está correto.
- Após alcançar o ponto correto, despeje o creme numa vasilha e acrescente o chocolate derretido. Misture bem até que fique bem homogêneo.
- Leve a gelatina para derreter no microondas por 10 segundos, até que não existam mais grumos, e então acrescente está gelatina no creme. Misture bem.
- Por último, acrescente a nata batida em ponto de chantilly mole (ao despejar o chantilly com uma colher, ele cai em fitas), e misture bem.
- Deixe o mousse descansando na geladeira de um dia para o outro antes de utilizar no bolo.
- IMPORTANTE: retire o mousse da geladeira pelo menos 30 minutos antes de fazer a montagem do bolo. Dessa forma o mousse ficará mais maleável e você não terá problemas ao montar o bolo.
- Em uma panela, coloque o açúcar com a água e misture levemente, apenas até que todo o açúcar esteja envolto em água.
- Deixe a mistura ferver até você não enxergar mais as partículas de açúcar na calda.
- Transfira a calda para um potinho e deixe esfriar completamente antes de utilizar no bolo.
- Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente até que ela fique bem clarinha e tenha dobrado de tamanho.
- Acrescente o açúcar em colheradas, com a batedeira ligada, para que todo o açúcar seja incorporado na manteiga.
- Quando chegar na metade do açúcar, acrescente o leite e a essência de baunilha.
- Depois disso, continue acrescentando o açúcar aos poucos, até que todo o açúcar seja incorporado.
- Por último, acrescente o corante aos poucos, até chegar no tom desejado. Importante misturar bem o buttercream nessa etapa para garantir que todo o creme tenha a mesma tonalidade.
- Coloque o buttercream em um saco de confeitar com bico perlê e reserve.
- Misture os dois açúcares numa vasilha. Reserve.
- Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente até que ela fique bem clarinha e tenha dobrado de tamanho.
- Acrescente a mistura dos açúcares em colheradas, com a batedeira ligada, para que todo o açúcar seja incorporado na manteiga.
- Quando chegar na metade do açúcar, acrescente o leite e a essência de baunilha.
- Depois disso, continue acrescentando o açúcar aos poucos, até que todo o açúcar seja incorporado.
- Separe um pouco menos da metade do buttercream e tinja-o de verde. Preferencialmente no mesmo tom de verde das suas orelhinhas.
- Tinja o restante do buttercream com as cores que você escolheu para o cabelo da bruxa. Escolha a cor predominante do cabelo e tinja a maior parte do buttercream dessa cor. O restante do buttercream separe entre outras duas cores, na mesma quantidade. Recomendo pintar uma das partes menores de preto, para fazer o desenho dos olhinhos da bruxa.
- Coloque o buttercream do cabelo em sacos de confeitar com bicos pitanga fechado grande, pitanga fechado pequeno e pitanga aberto pequeno e reserve.
- Enrole um pedaço maior da pasta americana preta, formando uma "minhoquinha" com uma ponta mais fina e a outra mais grossa.
- Utilizando sua mão como apoio, enrole a minhoquinha, de maneira que a parte mais grossa fique na base, e a mais fina vá subindo. Quando terminar de enrolar, você deve estar com um formato de cone. A ponta do nosso chapéu está pronta.
- Abra um pedaço da pasta americana preta e, com um cortador redondo, corte um disco. Ele será a base do nosso chapéu.
- Com a pasta preta ainda aberta, e com o auxílio de um cortador, faça o corte de um quadrado.
- Com uma faquinha, recorte a borda do quadrado, com um risco no meio. É quase o formato da letra "C", porém com os cantos mais quadriculados. Essa será a fivela do nosso chapéu.
- Abra um pedaço de pasta americana roxa e corte uma fita grande o suficiente para fazer o contorno do chapéu. A largura da fita tem que ser um pouco menor que a largura da fivela, então utilize a fivela como exemplo ao fazer o corte da fita.
- Depois disso, é só montar o chapéu: posicione a ponta do chapéu em cima do disco, depois disso, cole a fita com um pouquinho de água ao redor de todo o cone do chapéu, e finalize colando a fivela na frente do chapéu, por cima da fita. Deixe secar totalmente antes de colocar em cima do bolo.
- Abra um pedaço da pasta americana verde e, com um cortador de folha grande, corte duas folhas. Reserve. Essas folhas serão a base das nossos orelhas.
- Abra um pedaço de pasta americana preta e, com um cortado de folha médio, corte duas folhas. Essas folhas devem ser menores do que as folhas da base da orelha.
- Passe um pouquinho de água na base preta e cole essa folha por cima da folha verde. Importante alinhar as pontas, para dar o efeito da orelha.
- Faça isso com as duas orelhas, e depois coloque um palito de dente fincado na base de cada uma das orelhas. Esse palito vai ajudar na hora de colocarmos as orelhinhas no nosso bolo.
- Apoie as orelhas em cima de algo redondo (como o rolo que utilizou para abrir a massa ou um copo, por exemplo), e deixe que as orelhas descansem nessa posição até ficarem 100% secas.
- Comece com uma camada de bolo, regue-o com bastante calda e então, com o buttercream da contenção, desenhe o contorno do bolo.
- Espalhe metade do creme de limão no centro do bolo e distribua uniformemente pela camada.
- Coloque mais uma camada de bolo e repita o processo da calda e da contenção.
- Preencha o centro dessa camada com o mousse de chocolate branco.
- Faça mais uma camada de bolo, calda, contenção e creme de limão e finalize com a última camada de bolo. Importante molhar a última camada do bolo antes, assim todas as camadas estarão bem molhadas.
- Embale a seu bolo com plástico filme e deixe descansando na geladeira de um dia para o outro.
- Depois disso, tire o bolo da geladeira e complete toda a superfície dele com o buttercream verde. Espatule muito bem para que todo o bolo fique bem lisinho.
- Com o buttercream que foi separado para o cabelo, vá fazendo rosas e picos em cima de toda a superfície do bolo, formando o cabelo da bruxa.
- Na frente do bolo faça três rosas na parte superior, formando um "V". essa será a franja da nossa bruxinha.
- Escolha uma das laterais do bolo e vá fazendo rosas e picos com os buttercreams coloridos até formar um cone. Essa será a trança.
- Continue completando a franja, a trança e a parte de cima do bolo até você ficar satisfeito com o cabelo da bruxa.
- Com o buttercream preto e um bico perle bem fininho, desenhe os olhinhos da sua bruxa, de forma que a franja fique centralizada no rosto, e cada olho fique de um lado da franja.
- Por último, coloque o chapéu no topo do seu bolo, e espete uma orelhinha de cada lado do chapéu. O seu bolo bruxa está pronto!
Ingredients
Directions
- Bata as claras em neve e reserve.
- Numa vasilha, peneire a farinha, o amido, o cacau e o sal, e misture bem. Reserve.
- Num copo alto, misture levemente o leite com o suco de limão e reserve também.
- Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até que tudo esteja bem incorporado e numa consistência de areia.
- Acrescente os demais ingredientes, nesta ordem, misturando aos poucos até que a massa fique homogênea: óleo, gemas, essência de baunilha e corante preto.
- Nesse momento, o seu leite deve estar com uma textura semi-talhada. Com pequenos grumos. O buttermilk está pronto.
- Adicione, alternadamente, os secos e o buttermilk na massa, em três partes.
- Assim que tudo estiver bem homogêneo, acrescente as claras em neve. Importante misturar as claras com uma espátula, bem suavemente, para garantir que elas não irão perder a textura da neve.
- Depois disso, coloque o vinagre numa colher, despeje o bicarbonato por cima do vinagre, e enquanto a mistura estiver fermentando, acrescente-a na massa. IMPORTANTE: Esse passo tem que ser feito bem rápido! O bicarbonato tem que ser incorporado na massa enquanto está sendo ativo, para garantir que tudo dará certo com a massa.
- Por último, acrescente o fermento e misture bem.
- Separe a massa em 4 formas de 20cm de diâmetro e asse cada uma durante 12 à 15 minutos, no forno pré aquecido a 180°C.
- Se for assar a massa toda de uma vez, deve levar em torno de 45 - 60 minutos para assar. Para garantir, faça sempre o teste do palito.
- Depois de assada, desenforme as massas e deixe que elas descansem e esfriem completamente antes de utilizar na montagem do bolo.
- Numa tigela, misture as gemas peneiradas, o ovo, o açúcar e o suco de limão.
- Bata tudo muito bem até que tudo esteja bem homogêneo.
- Transfira a mistura para uma panela e leve para cozinhar, mexendo sempre.
- Depois que o creme começar a ferver, deixe que cozinhe por mais 3 a 5 minutos.
- Desligue o fogo, e acrescente a manteiga em colheradas, misturando bem após cada colherada para que toda a manteiga seja muito bem incorporada.
- Coloque a mistura numa vasilha, cubra com papel filme encostando no creme, e deixe gelar de um dia para o outro.
- Retire o creme da geladeira, e acrescente a nata batida em ponto de chantilly mole (ao despejar o chantilly com uma colher, ele cai em fitas).
- IMPORTANTE: esse creme fica bem azedinho, caso queira algo menos azedo, você pode aumentar a quantidade de açúcar, ou então diminuir a quantidade de suco de limão.
- Primeiro de tudo, coloque a gelatina para hidratar, despejando aos poucos a gelatina na água. Reserve.
- Derreta o chocolate branco e tinja-o com o corante um tom mais escuro do desejado. Reserve.
- Em uma vasilha, junte as gemas com o açúcar e bata bem até branquear as gemas. Isso significa que a cor das gemas estará num amarelo bem clarinho, e elas terão dobrado de volume.
- Coloque o leite para ferver em uma panela.
- Assim que o leite começar a ferver, verta-o sobre as gemas, mexendo sempre, até que tudo fique bem homogêneo.
- Volte esta mistura para a panela e deixe ferver até alcançar o ponto napê, mexendo sempre. Para verificar o ponto, mergulhe a espátula no creme e passe o dedo no meio da espátula, formando um caminho no meio creme. Se o creme não voltar a preencher este caminho, o ponto está correto.
- Após alcançar o ponto correto, despeje o creme numa vasilha e acrescente o chocolate derretido. Misture bem até que fique bem homogêneo.
- Leve a gelatina para derreter no microondas por 10 segundos, até que não existam mais grumos, e então acrescente está gelatina no creme. Misture bem.
- Por último, acrescente a nata batida em ponto de chantilly mole (ao despejar o chantilly com uma colher, ele cai em fitas), e misture bem.
- Deixe o mousse descansando na geladeira de um dia para o outro antes de utilizar no bolo.
- IMPORTANTE: retire o mousse da geladeira pelo menos 30 minutos antes de fazer a montagem do bolo. Dessa forma o mousse ficará mais maleável e você não terá problemas ao montar o bolo.
- Em uma panela, coloque o açúcar com a água e misture levemente, apenas até que todo o açúcar esteja envolto em água.
- Deixe a mistura ferver até você não enxergar mais as partículas de açúcar na calda.
- Transfira a calda para um potinho e deixe esfriar completamente antes de utilizar no bolo.
- Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente até que ela fique bem clarinha e tenha dobrado de tamanho.
- Acrescente o açúcar em colheradas, com a batedeira ligada, para que todo o açúcar seja incorporado na manteiga.
- Quando chegar na metade do açúcar, acrescente o leite e a essência de baunilha.
- Depois disso, continue acrescentando o açúcar aos poucos, até que todo o açúcar seja incorporado.
- Por último, acrescente o corante aos poucos, até chegar no tom desejado. Importante misturar bem o buttercream nessa etapa para garantir que todo o creme tenha a mesma tonalidade.
- Coloque o buttercream em um saco de confeitar com bico perlê e reserve.
- Misture os dois açúcares numa vasilha. Reserve.
- Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente até que ela fique bem clarinha e tenha dobrado de tamanho.
- Acrescente a mistura dos açúcares em colheradas, com a batedeira ligada, para que todo o açúcar seja incorporado na manteiga.
- Quando chegar na metade do açúcar, acrescente o leite e a essência de baunilha.
- Depois disso, continue acrescentando o açúcar aos poucos, até que todo o açúcar seja incorporado.
- Separe um pouco menos da metade do buttercream e tinja-o de verde. Preferencialmente no mesmo tom de verde das suas orelhinhas.
- Tinja o restante do buttercream com as cores que você escolheu para o cabelo da bruxa. Escolha a cor predominante do cabelo e tinja a maior parte do buttercream dessa cor. O restante do buttercream separe entre outras duas cores, na mesma quantidade. Recomendo pintar uma das partes menores de preto, para fazer o desenho dos olhinhos da bruxa.
- Coloque o buttercream do cabelo em sacos de confeitar com bicos pitanga fechado grande, pitanga fechado pequeno e pitanga aberto pequeno e reserve.
- Enrole um pedaço maior da pasta americana preta, formando uma "minhoquinha" com uma ponta mais fina e a outra mais grossa.
- Utilizando sua mão como apoio, enrole a minhoquinha, de maneira que a parte mais grossa fique na base, e a mais fina vá subindo. Quando terminar de enrolar, você deve estar com um formato de cone. A ponta do nosso chapéu está pronta.
- Abra um pedaço da pasta americana preta e, com um cortador redondo, corte um disco. Ele será a base do nosso chapéu.
- Com a pasta preta ainda aberta, e com o auxílio de um cortador, faça o corte de um quadrado.
- Com uma faquinha, recorte a borda do quadrado, com um risco no meio. É quase o formato da letra "C", porém com os cantos mais quadriculados. Essa será a fivela do nosso chapéu.
- Abra um pedaço de pasta americana roxa e corte uma fita grande o suficiente para fazer o contorno do chapéu. A largura da fita tem que ser um pouco menor que a largura da fivela, então utilize a fivela como exemplo ao fazer o corte da fita.
- Depois disso, é só montar o chapéu: posicione a ponta do chapéu em cima do disco, depois disso, cole a fita com um pouquinho de água ao redor de todo o cone do chapéu, e finalize colando a fivela na frente do chapéu, por cima da fita. Deixe secar totalmente antes de colocar em cima do bolo.
- Abra um pedaço da pasta americana verde e, com um cortador de folha grande, corte duas folhas. Reserve. Essas folhas serão a base das nossos orelhas.
- Abra um pedaço de pasta americana preta e, com um cortado de folha médio, corte duas folhas. Essas folhas devem ser menores do que as folhas da base da orelha.
- Passe um pouquinho de água na base preta e cole essa folha por cima da folha verde. Importante alinhar as pontas, para dar o efeito da orelha.
- Faça isso com as duas orelhas, e depois coloque um palito de dente fincado na base de cada uma das orelhas. Esse palito vai ajudar na hora de colocarmos as orelhinhas no nosso bolo.
- Apoie as orelhas em cima de algo redondo (como o rolo que utilizou para abrir a massa ou um copo, por exemplo), e deixe que as orelhas descansem nessa posição até ficarem 100% secas.
- Comece com uma camada de bolo, regue-o com bastante calda e então, com o buttercream da contenção, desenhe o contorno do bolo.
- Espalhe metade do creme de limão no centro do bolo e distribua uniformemente pela camada.
- Coloque mais uma camada de bolo e repita o processo da calda e da contenção.
- Preencha o centro dessa camada com o mousse de chocolate branco.
- Faça mais uma camada de bolo, calda, contenção e creme de limão e finalize com a última camada de bolo. Importante molhar a última camada do bolo antes, assim todas as camadas estarão bem molhadas.
- Embale a seu bolo com plástico filme e deixe descansando na geladeira de um dia para o outro.
- Depois disso, tire o bolo da geladeira e complete toda a superfície dele com o buttercream verde. Espatule muito bem para que todo o bolo fique bem lisinho.
- Com o buttercream que foi separado para o cabelo, vá fazendo rosas e picos em cima de toda a superfície do bolo, formando o cabelo da bruxa.
- Na frente do bolo faça três rosas na parte superior, formando um "V". essa será a franja da nossa bruxinha.
- Escolha uma das laterais do bolo e vá fazendo rosas e picos com os buttercreams coloridos até formar um cone. Essa será a trança.
- Continue completando a franja, a trança e a parte de cima do bolo até você ficar satisfeito com o cabelo da bruxa.
- Com o buttercream preto e um bico perle bem fininho, desenhe os olhinhos da sua bruxa, de forma que a franja fique centralizada no rosto, e cada olho fique de um lado da franja.
- Por último, coloque o chapéu no topo do seu bolo, e espete uma orelhinha de cada lado do chapéu. O seu bolo bruxa está pronto!